Base de dados do Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco - Música e Liberdade

O Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco - Música e Liberdade (CEDJMB-ML), sediado no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa, foi criado em 2021 na sequência do depósito do espólio documental do músico José Mário Branco (1942-2019) nesta instituição de ensino. Resultante de uma parceria entre dois institutos de investigação na área das Ciências Musicais - o INET-md e o CESEM - à qual se juntou posteriormente o IHC, o Centro assume como objectivos centrais a preservação, inventariação e estudo do património documental de José Mário Branco, assim como a localização de materiais diversos relacionados com as suas múltiplas actividades.

Para efeitos de inventariação e disponibilização pública do acervo documental, recorreu-se à plataforma de descrição arquivística AtoM, integralmente voltada para web e baseada em normas do Conselho Internacional de Arquivos (CIA). AtoM é um acrónimo para Access to Memory [Acesso à Memória]. Nesta plataforma, pretendeu-se espelhar a organização física dos materiais depositados, tendo sido mantida - dentro do possível - a organização original da documentação. Numa próxima fase, serão também identificados outros materiais provindos ou localizados noutras instituições ou colecções pessoais relacionados com o percurso artístico e pessoal de José Mário Branco.

Cada registo de descrição arquivística encontra-se associado a diversas ontologias e entidades (individuais e colectivas), conferindo um carácter relacional à inventariação. A cada registo encontra-se também associado um objecto digital (em formatos de imagem, áudio, vídeo, entre outros), facilitando assim o acesso à distância aos conteúdos da documentação preservada. Caso não consiga visualizar correctamente os objectos digitais no seu browser, aconselha-se a descarga dos ficheiros PDF e a sua visualização na aplicação de pré-visualização do seu computador.

Responsáveis técnicos do CEDJMB: Hugo Castro (curador, INET-md), Patrícia Lopes (CESEM) e Ricardo Andrade (curador, INET-md)

Comissão científica do CEDJMB: Salwa Castelo-Branco (Presidente), Manuel Pedro Ferreira (representante do CESEM), Manuel Deniz Silva (representante do INET-md), António Branco (curador, representante da família de JMB) e Luís Trindade (representante do IHC)

Acerca do AtoM: veja a documentação para saber mais como utilizar o software.

Nota:
A presente base de dados tem como finalidade a preservação, organização e disponibilização, para fins de investigação científica e cultural, de documentos e materiais relacionados com o património artístico de José Mário Branco.
O acervo contém documentação que inclui dados pessoais de terceiros (por exemplo, em correspondência, notas ou outros materiais). Apesar da aplicação de procedimentos internos de confidencialidade em alguns documentos identificados, é possível a solicitação da correcção ou restrição da informação que diga respeito a esses terceiros, sempre que tal não comprometa a preservação do património cultural e científico em causa. Para este efeito, os pedidos devem ser apresentados por escrito para: cdjosemariobranco@gmail.com

Os conteúdos inventariados nesta plataforma são publicados sob a licença CC BY-NC-SA 4.0

Esta base de dados foi co-financiada pelo projecto EXIMUS - «É preciso avisar toda a gente»: Música e exílio em França durante o regime do Estado Novo (1933–1974), apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2022.05129.PTDC).